
Porém, um aspecto que parece ter escapado da análise do NGMR é que atualmente nas grandes empresas a maioria dos profissionais são jovens que tendem a ser mais abertos a novidades em geral. Muitas vezes esses profissionais são inexperientes e possuem uma formação bastante precária em termos de metodologia de pesquisa o que também os tornaria presas mais fáceis de modismos nem sempre comprometidos com qualidade na coleta e análise de dados.
O estudo também enfatiza que os clientes não estariam abandonando as técnicas "tradicionais" de pesquisa, mas ampliando o mix de ferramentas disponíveis. Contudo, a análise do NGMR mais uma vez parece perder de vista um aspecto prático: os recursos em geral são finitos e isso vale para os orçamentos de pesquisa. Portanto, se algumas modalidades "novas" de pesquisa irão ganhar verbas, outras inevitavelmente irão perde-las. Pode parecer cruel, mas é a realidade.
Mais uma vez, observo que no debate sobre inovação em pesquisa de marketing um estudo é apresentado de modo "isento", quando na verdade ele está comprometido com um dos lados em questão. O material da NGMR em nenhum momento se dá ao trabalho de discutir a eficácia das novas ferramentas, o que elas têm de potencial real e o que é mera retórica de venda. Isso seria o desejável em um estudo, digamos, neutro. Mas, o caso não parece ser este.
Quem tiver interesse em conhecer uma apresetação com resultados do estudo clique aqui
(1) O NGMR (Next Generation Market Research) é um grupo ou rede de profissionais de pesquisa de marketing - tanto fornecedores como clientes - cujo interesse seria explorar e difundir pelo mercado novas técnicas de pesquisa, a saber data mining, Web analytics, CRM analytics, social network analysis and blog mining
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