sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

2 anos de Blog – mais de 7500 visitas e acima de 11000 pageviews (1) – isto sim é presente

Inicialmente, o nosso Blog foi como um desafio para nós, uma tentativa de divulgar informações, comentários e criticas. Isto em um cenário, onde institutos e profissionais de pesquisa raramente publicam algum material. Quando o fazem, modo geral trata-se de propaganda disfarçada ou desavergonhada autopromoção.

Então, procuramos deixar de lado aquela postura de somente criticar o “baixo nível generalizado dos profissionais de pesquisa” e partimos para ação. Claro, um Blog é... apenas um Blog. Não tem como mudar o cenário de uma área, muito menos o (baixo) nível de cultura em geral. Mas, acreditamos estar contribuindo com textos que trazem informações atualizadas de importantes centros de pesquisa acadêmica e, sempre que adequado, retomando algum tema ou teoria clássica.

Ao longo desses dois anos produzimos mais de 50 posts, sendo que em média nossos posts têm mais de 1500 caracteres. Para se ter uma idéia 1500 caracteres corresponde a um artigo longo – do tipo editorial – em jornais de grande circulação.

Algumas curiosidades do Google Analytics
Ao longo do tempo notamos que os sábados, bem como os meses de dezembro e julho foram se caracterizando como períodos de menor consulta ao Blog. O que nos levou a levantar como hipótese explicativa que uma parte considerável dos visitantes é composta por alunos tanto de graduação, como de pós-graduação em busca de referências sobre pesquisa de marketing e comportamento de consumo. E isto nos alegra muito, pois de alguma forma vamos contribuir para aprofundar discussões em sala de aula.  Para mais detalhes clique na imagem abaixo para acessar parte do relatório do Google Analytcs.

Difusão de inovações e consumo infantil
Os posts mais lidos tratam respectivamente da teoria de difusão de inovações (1762 pageviews), e do comportamento de consumo infantil (698 pageviews).
O interesse pela teoria da difusão de inovações (TDI) nos chamou muito a atenção uma vez que ela é uma teoria com quase 50 anos de existência e um grande corpo de pesquisa empírica que lhe dá sustentação. Ainda assim, como também temos constatado em nossa prática de consultoria e de docência a teoria cria da por Everett Rogers encontra-se ainda pouco “difundida” entre nós. Apesar disso, em 2009 este post foi citado em uma monografia de conclusão de curso na área de comunicação com o título – “Comportamento de Consumo dos Jovens na Web” de Patrícia Mallmann Garcia. Já o tema “Consumo infantil” é outro que tem recebido muita atenção e quando de sua publicação a autora – Norma Soncini – recebeu vários e-mails solicitando referências e sugestões de leitura. Foi um tremendo sucesso. Para mais detalhes clique na imagem abaixo:



As mais de 7.735 visitas vieram de 51 países diferentes, sendo que se destacam em primeiro lugar o Brasil com 6.674, Portugal com 729 e Estados Unidos com 105 visitas respectivamente. Mas, o mais curioso é notar que o tempo médio no site para os americanos (3m44s) foi mais do dobro do tempo médio do Brasil (1m18s) e praticamente o dobro de Portugal (1m28s). Para mais detalhes clique na imagem abaixo:



Fico por aqui, hoje iremos comemorar com um bom vinho em algum restaurante charmoso e que venham mais dois anos.

(1) Segundo dados disponíveis no Dashboard do Google Analytics. Considere que nosso Blog tem uma natureza mais técnica e não realizamos nenhuma divulgação de massa. Tudo acontece pela divulgação boa-a-boca.

Um comentário:

Lara disse...

Professor Stevanato, parabéns pelos 2 anos do Blog e pelas informações valiosas e úteis divulgadas aqui! Desejo um futuro de muito mais sucesso! Muito obrigada, Lara Dubugras/CAPEX FIA TURMA 5