Um levantamento realizado pelo NGMR (1) junto aos seus membros revelou que, de modo geral, os clientes de pesquisa, especialmente as grandes empresas, estariam mais interessadas na utilização de novas ferramentas de pesquisa do que os fornecedores de pesquisa. Por novas ferramentas entenda-se: data mining, Web analytics, CRM e análise de redes sociais. Segundo Tom Anderson, fundador do NGMR, isso indicaria que as empresas fornecedoras de pesquisas de mercado estariam presas ao que ele chamou de pesquisa 1.0. Ou seja, os pesquisadores estariam aprisionados no passado, ou desatualizados. O mesmo Anderson adverte que os fornecedores de pesquisa deveriam estar liderando o processo de adoção de novas ferramentas, mas ao invés disso o que se estaria observando seria as empresas clientes procurando resolver suas "novas necessidades" realizando projetos de pesquisa internos, em outras palavras, na falta de prestadores de serviços os clientes estariam apelando para soluções caseiras.
Porém, um aspecto que parece ter escapado da análise do NGMR é que atualmente nas grandes empresas a maioria dos profissionais são jovens que tendem a ser mais abertos a novidades em geral. Muitas vezes esses profissionais são inexperientes e possuem uma formação bastante precária em termos de metodologia de pesquisa o que também os tornaria presas mais fáceis de modismos nem sempre comprometidos com qualidade na coleta e análise de dados.
O estudo também enfatiza que os clientes não estariam abandonando as técnicas "tradicionais" de pesquisa, mas ampliando o mix de ferramentas disponíveis. Contudo, a análise do NGMR mais uma vez parece perder de vista um aspecto prático: os recursos em geral são finitos e isso vale para os orçamentos de pesquisa. Portanto, se algumas modalidades "novas" de pesquisa irão ganhar verbas, outras inevitavelmente irão perde-las. Pode parecer cruel, mas é a realidade.
Mais uma vez, observo que no debate sobre inovação em pesquisa de marketing um estudo é apresentado de modo "isento", quando na verdade ele está comprometido com um dos lados em questão. O material da NGMR em nenhum momento se dá ao trabalho de discutir a eficácia das novas ferramentas, o que elas têm de potencial real e o que é mera retórica de venda. Isso seria o desejável em um estudo, digamos, neutro. Mas, o caso não parece ser este.
Quem tiver interesse em conhecer uma apresetação com resultados do estudo clique aqui
(1) O NGMR (Next Generation Market Research) é um grupo ou rede de profissionais de pesquisa de marketing - tanto fornecedores como clientes - cujo interesse seria explorar e difundir pelo mercado novas técnicas de pesquisa, a saber data mining, Web analytics, CRM analytics, social network analysis and blog mining
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